Dia de Oxum



Dia 08 de dezembro é comemorado o Dia de Oxum, por conta do sincretismo que há da Orixá Oxum com Nossa Senhora da Conceição.


💛 Oxum é a representação do amor manifesto da Deusa, é quem nos inspira beleza, fertilidade, auto-estima, amor próprio, auto-cuidado e proteção da Grande Mãe. Pode representar a fase da Donzela, nos trazendo vitalidade e prazer pela vida.


💛 Oxum também inspira as artes, a música, a dança, o canto, o instrumento musical, as batidas cadenciadas do tambor.



💛 Traz limpeza e purificação profundas através das suas águas doces e pelo magnetismo da cachoeira, regenerando e equilibrando nossos sentimentos. Nos inspira as lágrimas como medicina da alma, trazendo conforto e bem estar.


🌿🍃 BANHO DE OXUM: 💦


🍃 Macela (atração pessoal)

🌻 Pétalas de Girasol (energização)

🌿 Malva cheirosa (afeto, suavidade, frescor)

🌻 Artemísia (fortalecedora do feminino)


(Também pode substituir por rosas, camomila e calêndula. Pode ser feito também com uma erva só, caso você não tenha todas).


🍃 Maceração: Em aproximadamente 1 litro de água fria, coloque um punhado de cada erva e macere com as suas mãos. Coloque um pano em cima e deixe descansar por aproximadamente duas horas. Após isso, coe o banho e amorne, de acordo com a temperatura mais agradável para a sua pele. Jogue no seu corpo após o seu banho higiênico, a partir da cabeça ou a partir dos ombros. Outra opção é ficar imersa no banho de ervas em uma banheira, por aproximadamente 15 minutos.



🕯️ Você pode ritualizar este momento, acendendo uma vela branca, amarela ou rosa, pedindo e dedicando a chama da vela para Mamãe Oxum. Pode colocar um quartzo Rosa junto da vela, pedindo amor incondicional. Macere as ervas depositando boas intenções e pedindo para Mamãe Oxum o que você deseja para você. Pode colocar uma música de Oxum enquanto toma o seu banho. Jogue o banho de ervas no seu corpo mentalizando regeneração, equilíbrio, proteção, vitalidade. Respire fundo e sinta que Mamãe Oxum expande a sua aura através das ervas. Sinta nas próximas horas e dias os efeitos que o banho trouxe no seu corpo, pensamentos, emoções, sentimentos.


🌙 Você pode fazer este banho durante a Lua Crescente ou no seu período pré-ovulatório,

acessando o arquétipo da Donzela.





Oraieiê ô! (saudação à Oxum)

Manu M.M.

37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo