Cuidados naturais com o corpo Parte II

Atualizado: Out 2



No artigo anterior contei um pouco da minha experiência pessoal com o cuidado natural com o corpo. Iniciei também a conversa com a Natália, que conta um pouco da sua trajetória com as plantas. Neste a Natália Mivo nos dá dicas de uma rotina de cuidados, como montar um kit básico e falamos um pouco sobre a transição dos produtos de farmácia para o natural. Espero que você goste!

Para ler a parte 1 clique aqui


Siga-a no instagram:

@costurasaberes

@sersualidade

@sitioparaisodascores


O que você considera uma rotina interessante de cuidado com o corpo?


A Ayurveda traz uma fala muito interessante: “Não devemos usar em nosso corpo o que não podemos comer”. No princípio deste meu olhar para as cosméticas, eu olhei para as atividades que nossas ancestrais realizavam. Eu pensava, “Naquela época não existia xampu, condicionador, creme, e o acesso a produtos industrializados era difícil, como elas se cuidavam?” Então fui fazendo uma pesquisa perguntando para as mulheres da minha família e conhecendo outras receitas ancestrais. Eu fui descobrindo que elas se cuidavam com as plantas, óleos, manteigas, frutas, verduras, legumes. Muitos são também alimentos, até temperos. Se buscarmos conhecer os princípios ativos das plantas, temos uma gama muito grande de produtos a serem utilizados.





Não precisamos de muito para cuidar do nosso corpo de forma natural. Se tivermos um óleo de coco, já temos muito! Óleo de coco é vida! Ele é hidratante para pele e cabelo, serve para escovar os dentes, tem ação anti-inflamatória e antisséptica. Mesmo comprando cosméticos naturais, não é necessário comprar vários produtos, geralmente, o mesmo produto você pode usar de diferentes formas.


Você também pode experimentar com chás. Por exemplo o chá de alecrim ou chá de sálvia é ótimo para o cabelo. O enxágue com chá de alecrim (também sálvia e carqueja) é uma receita muito usada ancestralmente no Brasil.


O que você indica como kit básico para ter em casa?

É necessário aprender o que dá certo para você. Os 4 ingredientes abaixo são bem aceitos para a maioria das pessoas, mas você pode ter algum tipo de intolerância a algum deles. O cuidado com o corpo é um processo de autoconhecimento também, você vai criar a sua própria rotina e seu próprio kit com o tempo.




Precisamos de nos livrar da ideia de que necessitamos de espuma para ter a sensação limpeza. Não precisamos de espuma, a limpeza é uma reação química que pode se dar de forma natural sem químicos. Todos os produtos químicos líquidos de cosmética são detergentes, com produtos tóxicos colocados para gerar espuma.


Dicas para pessoas que querem fazer uma transição dos produtos químicos para o natural?

O primeiro passo é entender a necessidade de fazer esta transição. Entender que mesmo que o produto de farmácia tiver escrito “natural” ou “hipoalergênico”, não é verdade – são produtos agressivos ao nosso corpo e à Terra também.

A transição não é algo fácil, não é linda.


O cabelo e a pele já estão acostumados à um método de ação. Por exemplo: eu uso um xampu que retira todos os óleos naturais do meu cabelo e couro cabeludo, depois uso um condicionador que repõe artificialmente estes óleos. Meu cabelo perdeu o hábito de se equilibrar sozinho. Nossa pele e nosso cabelo têm esta capacidade, de buscar nutrição e equilibrar a oleosidade sozinho. Quando você para de usar produtos químicos, o cabelo e a pele não se reequilibrar da noite para o dia. Há um período de adaptação de mais ou menos 21 dias. A princípio seu cabelo pode ficar muito ressecado (em algumas pessoas pode ficar muito oleoso, opaco, pesado), dependendo dos produtos que você vai transitar. Muitas vezes começamos a transição e desistimos no meio do caminho. Eu perdi a conta de quantas vezes eu desisti e voltei.


Por isso o propósito é tão importante, ele vai nos guiar e nos dar força no processo de transição. E precisamos de ter paciência e aceitar as mudanças que o período de transição traz.


Quando estamos falando de cosméticos naturais, não é só um creme que alguém fez e colocou em um potinho. Os cosméticos naturais são muito mais que isso, são uma escolha de algo que eu vou fazer para o meu autocuidado, meu autoconhecimento. É trabalhar as descobertas, o que te faz bem o que não, é auto-amor! É autonomia e liberdade.

Eu recomendo fazer experiências em casa, criar as suas próprias receitinhas, curtir o seu corpo. Há muitas receitas na internet e também no insta da @costurasaberes.




Dicas para comprar cosméticos naturais?

Os cosméticos naturais não são comércio, são diálogo. Quando eu participo de alguma feira, as pessoas querem olhar, com medo de conversar pois acham que a queremos convencer a comprar. Mas se a pessoa saiu dali escutando algo que ela nunca ouviu antes, já está muito bom.

Para comprar produtos de cosmética natural, há que conversar. Saber os produtos que ela usa, qual a intenção dela, etc. Também temos que testar no corpo e ver o que funciona melhor. Cada produtor tem suas receitas e cada produto é único, já que é um produto artesanal.


Para ser cosmético natural tem que usar óleo essencial (não essência química), óleos e manteigas prensados a frio (se não fica rançoso depois de um tempo) e matérias primas naturais. O importante é conversar e se identificar com o que ela está fazendo.

Com a Costuras de Saberes eu faço esta conversa pelo instagram ou pelo whatsapp e entrego para todo o Brasil. A partir de Julho de 2020 vou ter também uma lojinha online, com informações de ingredientes, de ação, e a multifuncionalidade de cada produto (creme para corpo + máscara + creme para cabelo).

O cosmético natural tem que gerar autonomia, comprando o mínimo possível e utilizando o mesmo produto para várias áreas do corpo. Precisamos de lava e nutrir, geralmente 2 produtos somente podem fazer isto para todo o corpo.

Últimas palavras?


Os cuidados precisam de ir além daquilo que vamos fazer para nos olhar no espelho. É autodescoberta, autoconhecimento. É curativo, é nossa farmacinha. São terapêuticos. Trabalhamos nosso corpo físico, espiritual e energético.

Fico feliz de ter a oportunidade de passar adiante este conhecimento aqui no Blog da Gineterapia. Gratidão!

Foi um imenso prazer entrevistar a Natália, minha amiga e mana Gineterapeuta!

Como ela, há algumas outras Gineterapeutas pelo Brasil que trabalham com Cosmética Natural. Deixo aqui uma listagem para consulta por estado.


Minas Gerais

Belo Horizonte




Júlia Braga - Amatree

@amatree.mulher Whatsapp: 31 989366488

Revendedora da Laszlo - Óleos essenciais, óleos vegetais, hidrolatos, argilas, sinergias, entre outros.

100% natural. Alguns produtos podem ser orgânicos.

Envio para todo o Brasil.

Paraná

Curitiba



Rita Delconte - Freya Alquimia

@freya. Alkimia

Whatsapp: 41 997371462

Perfumes inspirados em deusas e arquétipos (spray e roll on) - envio para todo o Brasil

Atendimento para alquimização do Perfume Personalizado Terapêutico (atendendo via Zoom)

Elaborados sem conservantes, corantes ou fixadores artificiais. 100% natural.

Envio para todo o Brasil.



Por Inês Braga

@florirmagias

@abracadabramagias

Escrito na Lua Minguante em Samhain

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil



32 visualizações