Cuidados naturais com o corpo





Trago hoje uma entrevista com Natalia Mivo: Gineterapeuta e idealizadora dos projetos Costuras de Saberes - cuidados naturais para a saúde e a beleza e SerSualidade - feminilidade curada e livre.


Mas, primeiramente, vou te contar um pouco do meu processo pessoal com os cuidados com o corpo.


Na minha vida, o processo de despertar espiritual trouxe muitos questionamentos em relação em como cuido do meu corpo. Comecei a ficar mais consciente da minha alimentação (e sobre as medicinas que tomo) e de tudo que uso nele (de cosméticos a roupas).


Durante os últimos 5 anos tenho feito transição para o natural e hoje uso somente produtos naturais no meu corpo. No cabelo, já usei com bicarbonato e vinagre, já experimentei diversos xampus naturais, sólidos e líquidos. Hoje uso o xampu da Costura de Saberes.


Para desodorante eu sinto que é melhor ir trocando de tempos em tempos, usar uma coisa muito tempo me gera reações alérgicas. Vou trocando de produtos a cada 6 meses ou um ano. Eu também gosto de ficar alguns dias sem desodorante, sentir o odor natural do meu corpo. É uma maneira que eu avalio como está a minha alimentação e entro em contato mais profundo com o meu corpo (os odores são muito poderosos!).


Eu escovo o meu dente com Óleo Essencial de Tea Tree já fazem alguns anos. Anteriormente eu comprava pastas de dente natural, mas são difíceis de achar em alguns lugares e podem ser caras. O Óleo Essencial de Tea Tree dura mais ou menos 6 meses e o custo é bem acessível.


Eu hidrato a pele com óleo de coco, óleos medicados e hidratantes da Costura Saberes ou óleo de copaíba. Há muitos produtos naturais disponíveis para a hidratação da pele, eu vou escolhendo intuitivamente o produto necessário no momento.


Você deve estar pensando... claro, mas ela é rica para poder comprar todos estes produtos. Eu te digo que você NÃO precisa ser rica, precisa CONHECER as pessoas certas! E o que é maravilhoso é que quando você se interessa por algo e coloca a atenção nisto, cada vez mais chegam pessoas afins, mais informações e experiências para você. CONFIE.


As pessoas que fazem cosmética natural geralmente aceitam trocas – eu faço MUITAS trocas por cremes, xampus, sabonetes. E você pode fazer muito com poucos ingredientes, como vamos ver logo abaixo na entrevista com a Natalia da Costura Saberes.





Siga-a no instagram:


@costurasaberes

@sersualidade

@sitioparaisodascores


Natalia, conte-nos um pouco sobre a sua trajetória com as plantas e os cosméticos naturais.


A minha trajetória parte da Terapia Ocupacional, que é a minha formação, onde eu sempre tive muito interesse pelos fazeres que se perderam no tempo, o que as nossas avós faziam e o que deixamos de fazer. Este interesse se aliou à minha história familiar tias paternas que me trouxeram grande conexão com as ervas. As ervas vieram para a minha história e trouxeram a busca pelo contato com a Terra. O Paraíso das Cores (sítio onde a Natalia cultiva suas ervas e muitas outras plantas de forma orgânica) entrou na minha vida, onde desde o princípio eu tive a intenção de trabalhar com as ervas. E lidando com as ervas foram vindo as formas de manipular, primeiramente com os chás e depois com a medicina natural. E depois vieram os cosméticos. O sabão foi o primeiro cosmético que eu desenvolvi e me apaixonei. Os outros produtos foram chegando e não param de chegar, pois estou sempre estudando, me conectando com as plantas e aprendendo.




Por que devemos consumir o natural e não o industrial?


No meio do caminho desta trajetória, eu me conectei com a Medicina Chinesa. Com o estudo da Fitoterapia e com uma viagem de estudos para a China, eu percebi que eles usavam as ervas em natura. Todas as substâncias que usamos hoje que são manipuladas em laboratório, elas partiram de uma molécula natural – de uma planta, mineral ou animal – para depois ser copiada. Na Medicina Chinesa, toda substância química que entra em contato com nosso organismo desequilibra o fígado. O fígado é responsável por limpar as impurezas do sangue e do corpo (além de fazer uma filtragem energética e emocional), então todas as substâncias químicas que ingerimos estagnam o fígado comprometendo a nossa saúde física e emocional. Quando buscamos substituir esses produtos industrializados com a alimentação e as medicações, trazemos à tona a questão dos produtos que passamos no corpo. Pois muitas de nós estamos buscando comer orgânicos mas usamos produtos tóxicos de farmácia em nosso cabelo e nossa pele. A cosmética tradicional é um mercado muito grande, amparado na ideia superficial de beleza e de se manter jovem a todo custo. Hoje consumimos produtos muito tóxicos diariamente: xampu, condicionador, esmalte, maquiagens, pasta de dente. Muitos destes produtos contêm metais pesados, substâncias cancerígenas e substâncias que são proibidas em muitos países. No Brasil não há uma legislação eficiente para estes produtos.






Para saber mais:


Xampu da Costura de Saberes

https://www.instagram.com/p/B9PzVEslYeD/?utm_source=ig_web_copy_link


Sítio Paraíso das Cores

https://www.instagram.com/sitioparaisodascores/




Gostou? Esta entrevista continua …..



Por Inês Braga

@florirmagias

@abracadabramagias

Escrito na Lua Minguante em Samhain

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil


70 visualizações