Nossa História 

Convergências femininas – Novas Alternativas

 

Foi nas montanhas de Catamarca (Argentina), num Encontro de Mulheres para o Renascimento Planetário, junto a Lucia Quiroga,  que Mônica Giraldez  começou a dar forma os primeiros seminários da Gineterapia.

<foto>

Em janeiro de 1996 foi aberto em Florianópolis, Brasil, o primeiro grupo de Iniciação nos Mistérios Femininos. A Ilha da Magia seria o lugar escolhido para ancorar o Círculo Mágico da Deusa.

Em dezembro de 1997, um pequeno grupo de mulheres iniciadas, encararam o desafio de convocar as representantes sul-americanas de diferentes áreas para a primeira Convergência Feminina na Ilha da Magia.

Através do informativo “Ser mulheres, na Era de Aquário”, elas fizeram seu chamado que expressava a necessidade de unirmo-nos para curar nosso coração feminino da desvalorização imposta por uma cultura que degrada a Natureza e a Vida.

<foto>

A partir desta primeira Convergência, se sucederam as celebrações dos 8 festivais da Roda do Ano - vários dias de convivência - e foi se formando uma corrente de amor e confiança que nos permitiu intercâmbios, aprendizagem e transformações profundas e aceleradas.

 

Coven da Deusa Estrela

 

A  Convergência Feminina teve sua segunda edição em maio de 1998 (Florianópolis –SC), mas foi no festejar do Solsistio de Inverno, em junho do mesmo ano, que de fato o trabalho de aprofundamento nos Mistérios Femininos se deu. 

Com essa força veio a III Convergência Feminina em Buenos Aires (julho de 1998) e a grande celebração da Senhora do Inverno, trazendo os conselhos e ensinamentos da velha sábia. Veio, em seguida,  a IV Convergência Feminina em dezembro de 1998 na Ilha da Magia (Florianópolis).

<foto>

Com um grupo cada vez mais consciente e procurando trabalhar sem hierarquias, aproveitamos os talentos de todas, aprendendo e ensinando. De cozinha e costura até filosofia e alquimia, passando por dança, canto, teatro, feng shui, astrologia, terapias e tantas outras coisas que nos prepararam para atravessar a transição para a Era de Aquário.

As Convergências sempre tiveram convidados de lugares distantes como, Findhorm - Escócia, México, Equador, Alemanha, Estados Unidos, Itália, Chile, Argentina, Uruguai e diferentes cidades de Brasil.

Ao todo foram oito Convergências Femininas, a última em 2003.

 

<foto>

 

Pow-wow⃰ 

 

O ano 99, obscuro e difícil, regido por Saturno, exigiu a criação de uma estrutura sólida com perseverança e paciência.

Começamos a Caminhada das Estrelas na Lua Cheia de Peixes, no Norte da Ilha e celebramos todas as luas cheias de 1999 (Esbats) com Teatro Ritual e outros trabalhos de aprofundamento. Ancoramos a força da Roda do Ano celebrando as mudanças das estações e os ciclos lunares.

Além de nossos encontros de mulheres precisávamos abrir um espaço para compartilhar com nossos companheiros e filhos. Assim, na Lua Cheia de Escorpião, em outubro de 1999, realizamos o primeiro Pow-wow, convocando a todas as tribos que amam a Natureza e trabalham pela Paz a celebrar juntos. Ao todo foram cinco Pow-wow fechando o Pentagrama em dezembro de 2004 com a celebração dos Mistérios Femininos e Masculinos.

 

Artes da Deusa

Incentivadas por este aprendizado, começamos a gestar a idéia de criar uma formação básica para mulheres da Nova Era. No solstício de verão de 2000, consagramos Artes da Deusa, um espaço no centro da cidade de Florianópolis (SC), dedicado ao desenvolvimento integral da mulher, através de Cursos Livres e Terapias Integradas.

Nossa proposta específica era proporcionar chaves para às mulheres do III Milênio -  compreendermos o processo de Transformação Planetária e tornar-nos conscientes do nosso lugar na vanguarda deste movimento , assumindo a missão de criadoras e pacificadoras  nas áreas específicas de atuação de cada uma.

Resgatar nosso poder feminino, resgatando a cultura feminina; mitos, lendas, religiões, centradas na mulher, assim como sua história, artes e costumes nos diferentes povos da Terra, pesquisando especialmente a cultura nativa da Ilha de Santa Catarina. Iniciar as mulheres nas Artes da Deusa, conhecimentos da Antiga Tradição das Mulheres, adaptados às necessidades da nossa época.

<foto>

Durante dois anos um pequeno grupo compartilhou um espaço de trabalho e terapia e ofereceu uma Formação Básica para Mulheres. Artes da Deusa foi uma experiência mãe do que hoje chamamos Gineterapia.

Em 2003, Mônica Giraldez viajou muito por Brasil e Argentina oferecendo seminários. Em 2004, sentindo a necessidade de integrar esta experiência a uma proposta maior de reeducação planetária, começou a fazer parte da UNIPAZ - Universidade Holística Internacional -como aprendiz e mais tarde Conselheira e a oferecer os seminários do curso de Gineterapia como imersões da Formação Transdisciplinar Holística.

A Formação em Gineterapia na formatação de 13 seminários foi sua Obra Prima apresentada na Unipaz em 2006 e finalmente apresentada como curso de Especialização em 2011.

Em 2014 conseguimos ver realizado um grande sonho, oferecer a Gineterapia como um Curso de Pós-graduação reconhecido pelo MEC em parceria com o ITECNE, em Florianópolis.

Atualmente, em 2020, temos XX turmas formadas pelo curso livre, X turmas da Pós Graduação totalizando cerca de XX gineterapeutas.

 

“Com muita dedicação e carinho oferecemos esta síntese a todas as mulheres que caminham em busca de se mesmas e a todos os homens que as procuram no interior de si.” (Mônica Giraldez)

 

 

* Pow - wow é o nome que os nativos norte-americanos dão ao momento de encontro com seres de lugares distantes e idéias afins para partilhar novas descobertas e informações, reencontrar amigos de outras cidades e países, fazer contatos, trocas, vender produtos e celebrar com música, dança, fogueira e magia as datas mais poderosas da Roda do Ano.